quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Onde está?


onde está o vosso Deus?

tal que vocês oram e rezam em nome dele,

aquele que vocês cantam e dizem que mora nos cêus,

e que o maior do mundo vocês dizem que é ele!

onde esle está?


eu quero lhe perguntar

porquê na minha terra os homens têm de sofrer,

porquê os miúdos vêe os pais morrerem e se fartam de chorar,

porquê a fome e a miséria fazem o meu povo morrer?


eu o quero em minha frente e ele me ver,

olhar para a minha cor,

e responder porquê não posso viver?

e quero ser feliz e acabar com a minha dor.


e o vosso pai sentir o coração da minha África bater

bater tão e tão mal até estar para morrer,

nesta terra vermelha, pintada pelo sangue dos meus irmãos que morreram sem culpa,

que lutam entre eles, acabam com a paz e vão todos para os caixões! me desculpa

mas eu preciso do vosso Deus para o falar.


que mal fizemos?

se nossos pais fizeram mal

que culpa tenho eu?

Sr. Deus?


onde estavas quando os escravos foram levados?

para lugares onde seriam mal-tratados,

batidos e queimados

com o ódio de ter nascido nesta terra que dizem que o Sr. fez


eu quero o vosso Deus

para acabar com o meu povo se ele nada quer fazer

em vez de meus humildes irmãos nascerem para sofrer

viverem para serem roubados, pisados, arrastados e desprezados

e meu povo ser castigado pelo mal que não cometeu.

Tragam me o vosso Deus.

para responder aquilo que não fez!!!

2 comentários:

Nelson disse...

E existindo esse meu Deus
Em nome do qual eu oro e rezo
Canto e digo que mora no céu
Mas também mora aqui no eu
Que culpa teria
Pelo sofrimento do homem?
Quando nem lhe damos ouvidos?

E quem faz o homem sofrer
Senão o próprio homem
Quando nega Deus e se faz Deus sobre seus semelhantes?

Que culpa tem Deus
Quando os miúdos vêm os pais morrerem e se fartam de chorar?
Quando a fome e a miséria fazem o meu(nosso) povo morrer?

Essa mania humana vem de longe no tempo
Mandamos em nós mesmos como bem queremos
Ignoramos tudo sobre um possível Deus.
E na hora de colhermos os nossos feitos buscamos a quem culpar
Ninguém melhor que um Deus que gostamos de inventar
Para não suportar a dor da responsabilização.

Ai se eu hoje corto o mato todo
Espero que os meus filhos tenham madeira amanha?
Que culpa tem Deus nessa ganância desenfreada da minha espécie?
Fica muito fácil para mim
Apontar o dedo a um Deus que nem se quer acredito existir.
Fica muito fácil achar um culpado para o meu sofrimento.

E se eu fosse esse Deus oque faria?
Matava todo ladrão?
Extirpava todo mentiroso, egoista?
Se eu fosse esse Deus oque faria?
Produzia comida para todo mundo?
E quem disse que o mundo não tem comida suficiente para o mundo? água suficiente para o mundo?
Quem disse?
Quem disse que não como uns querem ficar com tudo que faz que outros fiquem com nada?
E que culpa tem Deus nessa gula da minha espécie?
Se eu hoje vivo poluindo a atmosfera
Espero que os meus filhos tenham ar puro amanha?

Ai se eu fosse Deus não faria nada melhor do que ele está fazendo.

DEIXARIA COMO ELE DEIXA, OS HOMENS SEGUREM SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS, FAZEREM SUAS PRÓPRIAS ESCOLHAS E NO FIM DO DIA COLHEREM OQUE SEMEARAM.

SEI QUE POR NATUREZA IAM BUSCAR A QUEM CULPAR E CERTAMENTE APONTARIAM O DEDO Á UM DEUS QUE NEM SE QUER ACREDITAM EXISTIR.

Mas meu irmão eu não sou Deus nem quero ser... como não quero culpar alguém que não incluí nas minhas decisões. Não é racional culpar alguém que nem sequer acredito existir.

Tomás Queface disse...

Racional seria nós próprios tentarmos encontrar a origem dos nossos males, e nos responsabilizarmos a nós mesmos dos nossos erros... Assim como fui levado pela emoção em fazer perguntas que não tenho garantias de ser respondido, por um Deus que nem consigo imaginar a sua existência. Se o nosso país é fustigado por calamidades não temos a quem culpar se não a nós mesmos. Mandamos gazes pra atmosfera e alguns dizem se tratar do castigo de um Deus. O homem não quer se culpar a si mesmo. E fazemos as coisas sem pensar e as consequência de tudo é a maldição de Deus. A partir do seu raciocínio Nelson adquiri algumas idéias. Gostei do seu raciocínio...